sábado, 28 de junho de 2008

Rossi cai e Stoner vence na Holanda

Após dominar os treinos no circuito de Assen, o australiano Casey Stoner contou com uma queda do italiano Valentino Rossi logo no início da prova e faturou o GP da Holanda. Rossi terminou a prova em 11º e acabou perdendo a liderança para Dani Pedrosa, o segundo na corrida deste sábado.

Favorito para a prova disputada no circuito de Assen depois de liderar treinos livres e obter a primeira posição de largada, Stoner manteve o nível que já havia apresentado no último fim de semana, quando faturou a corrida na Inglaterra.

Neste sábado, a vitória do australiano só esteve ameaçada na saída, quando Dani Pedrosa, que largou em terceiro, impôs ritmo forte e tomou provisoriamente a ponta. Porém, a felicidade do espanhol duraria pouco, pois apenas um giro depois o piloto da Ducati já estava de novo em primeiro.

Enquanto isso, Stoner olhava para o retrovisor e via ainda mais motivos para comemorar. Precipitado após perder algumas posições na largada, Rossi, que havia saído em segundo, exagerou na dose com os pneus frios e perdeu o controle de sua moto, escapando pela direita da pista e levando junto com ele Randy de Puniet.

O italiano não abandonou a corrida, ao contrário do prejudicado francês, e ainda fez uma boa corrida de recuperação. Após cair para a 14ª posição, ele ultrapassou Marco Melandri e Toni Eliás mesmo com o equipamento avariado, atingindo um 11º lugar após contar com o acidente de Anthony West.

Na ponta, Stoner logo abriu vantagem a Pedrosa, enquanto este também não teve dificuldades para confirmar a segunda posição - foi pressionado pelo companheiro de equipe Nicky Hayden na quarta volta, mas o norte-americano não conseguiu manter o ritmo.

Nesse contexto, o fim de semana foi todo do australiano. Com duas vitórias seguidas após viver um conturbado momento na temporada 2008, ele agora ostenta 142 pontos na classificação geral, agora com desvantagem de 25 pontos para Rossi, que caiu para a vice-liderança. Isso acontece porque a ponta do Mundial de Pilotos passou às mãos de Pedrosa, que chegou aos 171 pontos, abrindo quatro sobre o italiano.

Mais atrás, grande destaque para Colin Edwards. O norte-americano havia largado no sexto posto e cumpria corrida modesta até a nona volta, quando tomou a sétima posição de Jorge Lorenzo. Daí para frente, o nível do norte-americano só viria a subir - sua Yamaha Tech 3 foi passando pelos rivais, por Andrea Dovizioso e Shinya Nakano até chegar ao terceiro posto com um problema de Hayden, que caiu para quarto na última volta.

Confira o resultado do Grande Prêmio da Holanda:

1. Casey Stoner (AUS/Ducati) - 42min12s337
2. Dani Pedrosa (ESP/Repsol Honda) - a 11s310
3. Colin Edwards (EUA/Yamaha Tech 3) - a 17s125
4. Nicky Hayden (EUA/Repsol Honda) - a 20s477
5. Andrea Dovizioso (ITA/JiR TEam Scot) - a 27s346
6. Jorge Lorenzo (ESP/Fiat Yamaha) - a 28s608
7. Chris Vermeulen (AUS/Suzuki) - a 32s330
8. Shinya Nakano (JAP/Honda Gresini) - a 34s892
9. James Toseland (GBR/Yamaha Tech 3) - a 38s566
10. Sylvain Guintoli (FRA/Ducati D'Antin) - a 38s817
11. Valentino Rossi (ITA/Fiat Yamaha) - a 46s025
12. Toni Elias (ESP/Ducati D¿Antin) - a 48s123
13. Marco Melandri (ITA/Ducati) - a 59s594

Fonte: Terra

Nenhum comentário: