segunda-feira, 7 de julho de 2008

Capacetes e identidades

E pensar que nos primórdios da F1 os capacetes eram apenas toucas ornamentais e serviam apenas para não desarrumar os cabelos, como podemos ver Giuseppe Farina [Alfa Romeo] em Silverstone, o primeiro GP de Formula 1 em 1950

EVOLUÇÃO


O capacete evoluiu aos poucos e foi só no final dos anos 60 que tomaram as formas fechadas como conhecemos hoje. A maioria era branco e poucos usavam cores para se diferenciar. A primeira personalização que me vem à memória é a do Graham Hill, que foi homenageado por seu filho, Damon Hill, décadas depois. Gesto hoje repetido por Nelsinho Piquet, que usa os mesmos grafismos do Piquet-pai e também de Bruno Senna usando mais ou menos os mesmo traços do tio Ayrton, também tem na indy capacetes unicos como o abacaxi de Zanardi e também o belo capacete de Greg Moore.

UM DOS SENÃO O MAIS BUNITO...

Talvez o mais bunito de todos, pelo menos pra mim e outros também acham é o de Elio De Angelis, capacete branco...porém muito...muito bonito e era um grande piloto Italiano.

Hoje em dia Bruno Senna tenta copiar o capacete do tio porém o capacete de Ayrton Senna como de Elio De Angelis são unicos, nem Felipe Massa, nem Hamilton, mesmo que o de Bruno Senna seja parecido...Marcas são unicas apenas em uma pessoa, mas não foi só Elio e Senna... outros bons pilotos e capacetes únicos, como Jacques Villeneuve era muito bunito, Cevert também com as cores da França era bom e também na moto tem um piloto que usa não apenas um tipo, e sim usa vários desenhos que é Valentino Rossi, marca dele é sempre mudar o capacete com coisas do momento ou engraçadas.

Atualmente eu acho muito bunito também o capacete de também um piloto italiano, o capacete de Jarno Trulli, um prata bem chamativo e muito legal de se ver.

ORIGINAIS

O mais comum é vermos o piloto adaptar o seu traço às cores da equipe e/ou dos patrocinadores. O Rubinho ja fez muita homenagem nas pinturas do seu capacete sem perder a identidade original. Mas tem um capacete que virou uma marca inconfundível que, assim como a silhueta da garrafa de Coca-Cola, é reconhecido mundialmente: o capacete de Ayrton Senna. No site do Sid Mosca você pode acompanhar alguns dos seus modelos históricos e ver que pouco mudou ao longo da história.

O documentário The Right To Win, parte integrante do DVD duplo An Official Tribute To Ayrton Senna, começa com Sid Mosca fabricando um capacete do Ayrton Senna, divirta-se:


Nenhum comentário: