quinta-feira, 26 de junho de 2008

Rally Dos Sertões: 8º Dia

A oitava etapa do Rally dos Sertões, entre as cidades de Floriano (PI) e Crateús (CE), foi considerada de difícil navegação para grande parte dos competidores. A especial contou com trechos de trial, com pedras, mas de muita velocidade. Edu Piano/ Solon Mendes/ Davi Fonseca, da Ford Racing Trucks, venceram a etapa de hoje com o tempo de 3h58min25 e seguem na liderança da categoria T1 e no geral.

Para o piloto, a especial de hoje foi a mais dura e cansativa. “O trecho de alta velocidade foi muito gostoso de andar, e acabou sendo uma especial gostosa e ainda terminamos bem”, declarou Piano, que largou atrás do caminhão de André Azevedo, da Petrobras Lubrax. O piloto revela que está diminuindo o ritmo a cada etapa do Rally dos Sertões, para administrar bem o seu resultado.

Largando na frente do líder geral da prova, André Azevedo/ Maykel Justo/ Ronaldo Pinto poderiam pensar em administrar o resultado e vencer novamente a etapa do rali. Mas os imprevistos aconteceram com os pilotos durante a especial. “Tivemos um problema e o motor entrou no modo eletrônico. Um galho entrou na boca de ar, além do furo do pneu dianteiro do lado esquerdo, pois passamos em uma cerca e furou o pneu do lado esquerdo. Estávamos trocando o pneu quando o caminhão do Piano passou por nós”, contou Azevedo.

Amable Barrasa, que corre junto com José Neto/ Raphael Bettoni, acredita que não terá mais problemas com o caminhão para as próximas etapas. “O dia foi bastante duro, especial com muita pedra, bastante trial. No final, ainda tinham 20 quilômetros de reta e os últimos 10 quilômetros foram bastante arenoso e sinuoso. Sobre o caminhão, acho que o que deveria acontecer, já aconteceu, vamos devagarinho para recuperar o prejuízo”, disse Amable

Nas motos - Ontem a felicidade de Zé Hélio não se compara a chateação que o piloto passou. Durante a etapa, a diferença de Cyril Despres, primeiro colocado, para o brasileiro foi de 4 minutos A diferença de Zé Hélio e Cyril no geral, que antes da largada de hoje era de um pouco mais de 6 minutos, caiu para 1min56.

“Fiquei chateado, tudo que consegui com técnica e pilotagem eu perdi para o motor da moto do Despres (700cc), mas não vou desistir”, declarou Zé Hélio, que perdeu sua posição durante uma ultrapassagem de Despres em um trecho de alta velocidade.

O francês ficou a frente também de David Casteu. Cyril Despres afirmou que ficou surpreso com a colocação na etapa. “Estou realmente competindo, não vim para brincar. Mas estou surpreso por ter ficado na frente de Zé Hélio”, afirmou.

Resultados acumulados

Caminhões

1) Edu Piano/ Solon Mendes/ Davi Fonseca – 27h02min58
2) André Azevedo/ Maykel Justo/ Ronaldo Pinto – 28h16min53
3) Amable Barrasa/ José Neto/ Raphael Bettoni – 28h46min57
4) Ulysses Marinzeck, José de Carvalho e Evandro Bautz – 31h57min03
5) Christian Bach/ André Casagrande/ Luciano Andreoti – 33h11min20
6) Ricardo Souza/ Sergio Barcellos/ Josué Paniago – 38h45min24

Motos

1) Zé Hélio – 28h34min45
2) Cyril Despres – 28h36min41
3) David Casteu – 29h02min37
4) Marc Coma – 29h31min53
5) Ruben Faria – 29h32min44

Quadriciclos

1) Robert Nahas – 36h10min38
2) Cristiano Batista – 39h38min29


Dobradinha entre gringos

Quem esperava a comum colocação dos dois primeiros lugares ficar nas mãos da equipe Volkswagen, hoje se enganou. Giniel de Villiers/ Dirk von Zitzewitz garantiram a primeira colocação no trajeto entre Floriano (PI) e Crateús (CE), seguido do polonês Krzysztof Holowczyc/ Jean-Marc Fortin, com a diferença de apenas um minuto para Giniel.

Mark Miller/ Ralph Pitchford ficou na terceira colocação. Foi a primeira etapa que os dois Touaregs não alternam posições entre si. Jean Azevedo/ Youssef Haddad chegaram na quarta colocação. “Me perdi no caminho e por isso fiquei para trás, mas foi uma etapa muito boa, tinha tudo o que eu gosto, erosão, pedras”, declarou Miller.

Jean e Youssef encontraram mais dificuldades na etapa. Após a etapa maratona (somente para os participantes da categoria FIA), o carro teve um problema no amortecedor traseiro, que foi sentido durante a especial. “Ficamos sem odômetro, o que complica as decisões, não dá para andar rápido. Estourou um pneu, paramos para trocar”, disse o piloto, aliviado por ter chegado em mais um dia. Para Youssef, navegar pelo GPS é diferente. “Tive que calcular o tempo inteiro as quilometragens e confiar no visual”, declarou o navegador.

João Franciosi/ Marcos Macedo, na quarta colocação geral, a etapa de hoje teve mais empecilhos que as erosões e problemas de quebra. “Tinha muito bicho na pista, desviamos, freamos, chegamos a sair da pista. Isso foi até o final”, afirmou João. Marcos, como navegador, teve as mesmas dificuldades que Youssef. “Não confiava no odômetro. Devia ir pelo visual para ajudar o piloto a tomar decisões”, disse Macedo, que achou prova da dupla perfeita.

Um problema no carro da frente fez Riamburgo Ximenes/ Stanger Eler se atrasar na chegada. No inicio, o carro do De Gavardo segurou uns 10 carros porque quebrou. Isso comprometeu os 5 primeiros veículos que estavam atrás dele”, contou o piloto. Riamburgo disse que não tem mais o que fazer em seu carro, mas quer sustentar a vitória na categoria Protótipo e esperar que haja algum problema entre os pilotos da ponta para “cair uma posição no colo”.

Resultados acumulados na categoria

1) Giniel de Villiers/ Dirk von Zitzewitz – 26h04min55
2) Mark Miller/ Ralph Pitchford – 26h17min35
3) Reinaldo Varela/ Marcos Macedo – 28h33min37
4) João Franciosi/ Rafael Capoani – 29h23min19
5) Marlon Koerich/ Bruno Mega – 30h21min32


*Com informações de Thiago Padovanni, direto de Crateús



Fonte: Site Oficial do RALLY DOS SERTÕES

Nenhum comentário: