quinta-feira, 26 de junho de 2008

Rally dos Sertões chega a 9ª etapa

Se ontem a sensação das dobradinhas dos Touaregs da equipe Volkswagen não foi realizada, hoje a complicação foi maior ainda. Mark Miller/ Ralph Pichtford quebraram logo no primeiro trecho de deslocamento e acabaram largando na décima terceira colocação. A missão dos brasileiros hoje acabou não sendo chegar mais próximos uns dos outros, e sim não deixar a Touareg número 303 passar por eles na especial.

O piloto Varnderlei Cassol/ Rodrigo Mello confirmam que a sensação do dia foi deixar o carro da Volks para trás mesmo. “Ele veio acelerando muito, e no rádio só se ouvia ‘ele ta passando’ ou ‘abre que ele vem vindo’. Parecia que a gente é que estava parado”, disse, com bom humor, o piloto da dupla, que não tinha mais como segurar o Touareg.

Já Marcos Cassol/ Lélio Vieira deram trabalho para o piloto Mark Miller. Mas confessam que não os seguraram por muito tempo. “Hoje era uma brincadeira, o rali está praticamente definido, todos nós aceleramos fundo para tentar chegar na frente. Podem falar, brasileiro não tem carro, mas raça tem”, disse Marcos.

Apesar dos problemas antes da largada, que o fizeram largar atrás, Mark Miller afirmou ter gostado da prova. O piloto fez o melhor tempo das especiais, com 1h49min06. A expectativa do piloto é se divertir durante a prova de amanhã e na festa após a corrida também. “Estamos em segundo e esperamos continuar bem e que seja uma prova boa. Quero mais me divertir. Não sou mais novo, quero descansar depois do rali, aí curtiremos a festa, tomaremos caipirinha, tequilas...”, contou o piloto.

Villiers está confiante na vitória da categoria, mas cauteloso com as atitudes. “A prova está aberta, preciso ter certeza que tudo estará certo no carro, mas acredito que conseguirei manter a vantagem”, disse. Para a dupla Jean Azevedo/ Youssef Haddad, que completaram a especial com o terceiro melhor tempo (1h52min06), a especial de hoje foi prazerosa. “Não tivemos problemas, os dias que quebrava alguma coisa sempre nos atrapalhava um pouco e hoje foi tranqüilo”, afirmou o piloto.

No resultado acumulado dos tempos até a nona etapa, Reinaldo Varela e Marcos Macedo se mantêm como os melhores brasileiros da prova. A principal etapa para o piloto foi entre Palmas (TO) e Balsas (MA), com a maior especial da história do Sertões. Para estratégia, Reinaldo não esconde: “a estratégia é arrumar tudo antes para corrida e não deixar nada para fazer durante. O trabalho de equipe deu muito certo e é o que conta de verdade”.

Classificação acumulada dos carros

1) Giniel de Villiers/ Dirk von Zitzewitz – 27h57min11
2) Mark Miller/ Ralph Pitchford – 28h06min41 (9min30 do líder)
3) Reinaldo Varela/ Marcos Macedo – 30h37min46 (2h40min35)
4) João Franciosi/ Rafael Capoani – 31h19min22 (3h22min11)
5) Marlon Koerich/ Bruno Mega – 32h15min56 (4h18min45)

Quem leva a melhor nas motos do Rally dos Sertões, Zé Hélio ou Cyril Despres?

Amanhã é o último dia de Rally dos Sertões e uma das disputas mais emocionantes acontece na categoria Motos, entre o brasileiro Zé Hélio, vencedor do ano passado, e o francês Cyril Despres, que já ganhou o Rally Dakar. A diferença entre eles é de apenas 1min50. “Acho que está de igual para igual, a luta é justa e vamos lá batalhar”, disse o brasileiro.

Para Despres, a luta é outra: “a competição, em primeiro lugar, não é contra o Zé Hélio, e sim, contra mim mesmo”. E Zé Hélio confirma o discurso do francês: “a responsabilidade de ganhar é dele. O título já é meu, do ano passado, e a responsabilidade de tirar esse título é dele.”

Em 2007, Zé Hélio chegou com mais folga para garantir o título mas, esse ano, ele vive uma das maiores expectativas de sua vida. “Estou preparado, bem tranqüilo. Amanhã largo atrás dele e vou para cima para manter minha diferença, tentar ganhar a prova e chegar em Natal (RN) para levantar meu caneco”, afirma Zé.

KTM x Honda - Porém a moto de Cyril - uma KTM 690 Rallye - é mais preparada para areia do que a de Zé Hélio e essa será a característica principal da última etapa. “Não farei mudanças na moto, apenas revisões normais e reparos na suspensão para encarar as dunas”, comentou o francês. Para o brasileiro, que corre com uma Honda CRF450x, a potência da moto de Despres pode ser uma vantagem para ele.

“Acho que ele vai querer andar rápido demais, enquanto eu vou contornar para manter minha diferença”, disse Zé Hélio.

Sobre a estratégia de amanhã, Despres a esconde da própria sombra, e também de outras pessoas próximas. “Minha estratégia eu não falo nem para minha mãe, é só comigo mesmo”, afirmou o francês.

Já Zé Hélio, terá uma tranqüila noite de sono. “Vou dormir feliz, tranqüilo. Vou para cima e defender o título com unhas e dentes”, afirmou o brasileiro. Despres não o deixará assim tão sossegado, “Vou tentar fazer o melhor amanhã. Para mim é ótimo essa disputa, deixar para o último dia do rali. Primeiro vou terminar, só depois irei comemorar”, conclui.

Edú Piano se poupa e Amable ganha hoje


O piloto Edú Piano disputou o nono dia do Rally dos Sertões com o regulamento debaixo do braço. Líder absoluto na categoria caminhões, ele não se arriscou nos 119 quilômetros cronometrados entre Crateús (CE) e Mossoró (RN). Ainda assim, ficou com o segundo tempo da quinta-feira.

A vitória foi de Amable Barrasa, bicampeão do rali, que registrou o tempo de 2h24min08. Edú surgiu 5min18 atrás, seguido por Christian Bach em terceiro (a 28min30) e Ulysses Marinzeck em quarto (a 29min16). Já André Azevedo e Ricardo Rasc não tiveram a mesma sorte, ficaram pelo caminho e forfetaram.

“A etapa de hoje foi mais tranqüila”, avaliou Edú Piano, que levará vantagem superior a 1h30 em relação ao segundo colocado para o último dia do Sertões, amanhã. Edú não teve medo em admitir a prudência adotada hoje. “No meio do percurso, encontramos um carro atolado na travessia do riacho e preferimos não arriscar.”

A demora para a chegada do apoio do carro causou a perda do tempo. “Com isso, o Amable nos alcançou e fez o menor tempo hoje. Mesmo assim, continuamos administrando nossa vantagem para a etapa final”, reconhece o grande candidato ao título.

No geral - A nova classificação do rali tem Edú com o tempo total de 29h32min24, com 1h38min41 de frente para Amable. Este, por sinal, assumiu a vice-liderança nesta tarde, por causa do problema de André, que sofreu com a quebra da turbina do motor de seu caminhão. Ainda assim, André é o terceiro no geral (a 2h44min29) do líder.

Resultados do 9º dia nos caminhões
1) Amable Barrasa/ José Neto/ Raphael Bettoni – 2h24min08
2) Edú Piano/ Solon Mendes/ Davi Fonseca – a 5min18
3) Christian Bach/ André Casagrande – a 28min30
4) Ulysses Marinzeck, José de Carvalho – a 29min16

Classificação geral após nove etapas
1) Edú Piano/ Solon Mendes/ Davi Fonseca – 29h32min24
2) Amable Barrasa/ José Neto/ Raphael Bettoni – a 1h38min41
3) André Azevedo/ Maykel Justo/ Ronaldo Pinto – a 2h44min29
4) Ulysses Marinzeck, José de Carvalho e Evandro Bautz – a 5h18min03
5) Christian Bach/ André Casagrande/ Luciano Andreoti – a 6h01min34

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