segunda-feira, 23 de junho de 2008

Rally dos Sertões 6ª etapa

Favoritos vão mal e Zé Hélio vira líder nas motos

Quem aposta que o título do Rally dos Sertões nas motos ficará com Cyril Despres, Marc Coma, David Casteu e Francisco Lopez levará um susto ao tomar conhecimento dos resultados do sexto dia da prova, realizado nesta segunda-feira. Os gringos tiveram um péssimo dia e o novo líder do Sertões é o brasileiro Zé Hélio.

A vitória na especial de hoje foi do português Ruben Faria, que percorreu os 536 quilômetros em 6h14min17 – somados aos 146 quilômetros de deslocamento, foram 682 quilômetros, que fizeram da etapa a maior da história do Sertões. Zé Hélio acabou em segundo, 8min28 atrás.

O terceiro colocado foi Ike Klaumann, a 19min19. Já os pilotos da KTM apanharam no trecho entre Palmas (TO) e Balsas (MA), com direito à passagem pelo entorno do Jalapão. Despres finalizou o dia apenas em quarto, a 21min33, seguido por Jordi Viladoms em quinto (a 25min47) e Casteu em sexto (a 28min37).

Mesmo tendo pulado para a liderança do Sertões, Zé Hélio sofreu hoje. “Nos últimos 250 quilômetros, tive que levar a moto no braço por causa de um problema na suspensão ou no pneu da moto. Nem sinto as mãos, de tanto que vibraram”, reconhece.

Sem conversa - Despres chegou tão irritado à linha de chegada que nem quis dar entrevistas. Já Marc Coma, 28º colocado no dia, ficou a 1h04min56 do vencedor e conseguiu ser mais simpático. Ele teve problemas com o pneu da moto e relembrou o ano de 2005, quando passou a noite no Jalapão. “Fiquei olhando a paisagem e pensando ‘não quero dormir aqui de novo.’”,

Já o chileno Francisco Lopez chegou em Balsas de helicóptero. O piloto bateu em uma cerca durante a prova e cortou a testa com arame farpado. Lopez foi socorrido pela equipe do Dr. Jorge e está estável e consciente. O corte tem cerca de 8 centímetros. Ele será encaminhado para fazer novos exames e, se necessário, uma tomografia. Jackson Feubak, que ajudou o chileno, ficou impressionado com o ferimento.

Resultados da 6ª etapa nas motos
1) Ruben Faria – 6h14min17
2) Zé Hélio – a 8min28
3) Ike Klaumann – a 19min19
4) Cyril Despres – a 21min33
5) Jordi Viladoms – a 25min47

Classificação geral após seis etapas
1) José Hélio – 22h30min41
2) Cyril Despres – a 7min07
3) David Casteu – a 25min53
4) Ruben Faria – a 47min41
5) Marc Coma – a 57min53

Youssef “Macgyver” Haddad salva novamente o carro da equipe Petrobras !

Mais uma vez o navegador engenheiro Youssef Haddad, que corre ao lado de Jean Azevedo, fez milagre com o carro da equipe Petrobras Lubrax. Na etapa de sábado, ele já havia consertado o motor durante a especial. Hoje o problema foi na alavanca de câmbio.

“Andamos fortes desde o início, mas aí quebrou a alavanca de câmbio. Não se leva uma alavanca de câmbio reserva. Ficamos tentando um monte de soluções, mas não tinha nada que dava certo”, contou o navegador.

Vendo todos os carros e caminhões passarem, a dupla já tinha tirado o macacão e desistido da etapa de hoje. “Mas aí lembrei de um tubo que trava o motor que talvez pudesse dar certo”, disse. E não é que a engenhoca deu certo mesmo. “Desmontei, fiz umas adaptações e virou uma alavanca de câmbio. Ficou até melhor que a original.”

A dupla voltou para a especial, ultrapassou vários veículos e concluiu a sexta etapa na 16ª colocação. “Tínhamos tirado o macacão para desistir. Ter completado é uma vitória”, afirma Youssef.

Tudo ou nada - Segundo ele, a decisão da dupla era andar forte na etapa de hoje. “Era a hora do tudo ou nada, ou recuperavámos alguma coisa, ou não teríamos mais chance de nada. E largamos para isso”, contou.

Mas com os problemas de hoje, Jean e Youssef esperam poder completar o rali, sem perspectiva de grandes resultados. “Só sei que não quero mais descer do carro”, brincou o navegador Macgyver.

Resultados do 6º dia nos carros
1) Giniel de Villiers/ Dirk von Zitzewitz – 5h28min41
2) Mark Miller/ Ralph Pitchford – a 41 segundos
3) Krzysztof Holowczyc/ Jean-Marc Fortin – a 11min15
4) Reinaldo Varela/ Marcos Macedo – a 1h08min19
5) Romeu Franciosi/ Lourival Roldan – a 1h12min16

Classificação após cinco etapas
1) Giniel de Villiers/ Dirk von Zitzewitz – 20h26min06
2) Mark Miller/ Ralph Pitchford – a 13min10
3) Reinaldo Varela/ Marcos Macedo – a 2h32min57
4) Romeu Franciosi/ Lourival Roldan – a 3h22min36
5) João Antônio Franciosi/ Rafael Capoani – a 3h39min23

ACIDENTE - Francisco Contardo se acidentou na especial de hoje. O piloto caiu sobre uma cerca de arame farpado e machucou a testa, que sangrou muito. O helicóptero médico fez o socorro com a equipe do Dr. Jorge, e ele está estável e consciente. O corte tem cerca de 8 a 10 centímetros.

Contardo será encaminhado para fazer novos exames e, se necessário, uma tomografia. Jackson Feubak, que ajudou o chileno, ficou impressionado com o corte do piloto.


Fonte: Site Official do Rally

Nenhum comentário: