quinta-feira, 19 de junho de 2008

Foi um projeto quase concretizado: Ferrari na Indy

A historia começa em 1985, quando o Comendador Enzo Ferrari não aprovara a tentativa do até então presidente da FISA Jean-Marie Balestre de adotar motores V8 de 3,5 litros para todas as equipes. A formula 1 estava ficando desigual e equipes grandes contavam com grandes empresas de motores a partir de 80, e as pequenas equipes só estavam perdendo terreno e dinheiro. Como Enzo gosta de manter tradições ele não queria abandonar os V12. Ferrari vendo que os “turbo cars” estavam dominando a categoria, resolveu adotar o V6 turbo em seus carros, mas com a imposição de Balestre para motores V8, Enzo ameaçou se retirar da F1 e partir para a Cart, onde os custos eram bem menores do que os praticamente ilimitados da F1.
Ferrari busca ajuda de sua parceira Goodyear, que indica a Truesports (equipe campeã da Cart de 1986 e 87 com Bobby Rahal) e Gustav Brunner como projetista. Os rumores da saída da Ferrari da F1 só iam aumentando e ficou ainda pior quando o dono da Truesports, Jim Trueman, aparece em Maranello para mostrar um March da Indy a Ferrari, os pilotos de testes eram Rahal e Alboreto. A intenção era colocar Andréa de Cesaris para disputar as 500 milhas de Indianápolis em 87. Gustav Brunner projeta o 637 com motor v8 Turbo de 2,65 litros e pede a Rahal que o teste na pista de Fiorano, resultado? Fracasso! O carro era inguiável, sem comparações com os atuais que a Indy tinha. Junto com isso, Balestre acha melhor manter a Ferrari na F1, mantêm os motores Turbo e desiste da idéia de impor motores v8 para a categoria.
No final de 89, a Alfa Romeo, “irmã” da Ferrari anuncia que ira fornecer motores para a March em 90. A March Alfa consegue como melhor resultado um 5º lugar em Michigan com Roberto Guerrero, mas o que só foi descoberto dois anos depois, foi que o motor Alfa Romeo da March era nada mais, nada menos, que o motor Ferrari da 637 devidamente rebatizado!

Hoje o carro fica no museu da Ferrari...




... junto com outras peças memoraveis da equipe


Ferrari já decalcada e pronta para correr.



Nenhum comentário: