quinta-feira, 19 de junho de 2008

Rally dos Sertões: Geral

José Hélio fatura em duas rodas e Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz (Volkswagen) continuam na frente entre os carros; Quadriciclo de Robert Nahas (Honda) e caminhão de Edu Piano (Ford) foram os destaques do dia.

O brasileiro José Hélio (Honda) levou a melhor entre as motos na segunda etapa do Rally Internacional dos Sertões, realizada nesta quinta-feira entre Rio Verde e Aruanã, no Estado de Goiás. O trajeto incluiu 482 quilômetros no total, sendo 222 de trechos cronometrados. O piloto assumiu o segundo lugar na classificação geral, 2min31s atrás do francês Cyril Despres (KTM). O brasileiro Robert Nahas (Honda) foi o destaque do dia entre os quadriciclos.

Os primeiros 40 quilômetros da especial desta quinta-feira foram travados e passaram por região de serra com muitas erosões e pontes de terra com vão central. Os competidores enfrentaram ainda piso de piçarra e estradas de fazenda, nas quais a ultrapassagem foi facilitada. Pelo caminho, mata-burros danificados, travessias de rios e muita exigência na navegação. “O início da especial de hoje foi um pouco difícil, mas estamos felizes até o momento”, resumiu Giniel de Villiers.

Na opinião de José Hélio , o Sertões começou a mostrar as suas características aos participantes. “Foi um percurso bastante completo. Tivemos trechos travados e de alta velocidade, pedra, areia, muito calor e travessia de rios", contou o piloto.

Robert Nahas ficou satisfeito com o desempenho. “Fiz uma prova redonda, tranqüila e sem erros de navegação. Tomei cuidado com a poeira e com as curvas de nível, que sempre causam risco de capotamento aos quadriciclos”, comentou. Edu Piano avaliou o dia. “A especial foi dura e exigiu bastante da navegação. A equipe cumpriu o objetivo estipulado para hoje, que foi poupar o caminhão.”

Apenas começando – Diretor de prova de motos e quadriciclos, Adilson Kilca deu um conselho importante aos competidores. "De agora em diante a prova ficará extremamente difícil. As especiais serviram para aclimatar pilotos e equipamentos. Portanto, é fundamental que ninguém abuse, pois qualquer tombo pode custar caro. Não é hoje que alguém irá ganhar o rali. É muito mais fácil colocar tudo a perder", disse o gaúcho.

Jaime Santos, diretor de prova de carros e caminhões, acredita que o nível técnico irá crescer muito nos próximos dias. "As especiais foram leves até então, uma espécie de prólogo gigante", comentou. Ele disse que os estrangeiros elogiaram as planilhas. "As planilhas estão perfeitas, principalmente em termos de segurança", completou o português.

Terceira etapa – A etapa desta sexta-feira, a terceira do Rally Internacional dos Sertões 2008, larga de Aruanã com destino a Niquelândia, em Goiás. O dia inclui 417 quilômetros no total, sendo 62 de deslocamento inicial, 262 de trecho cronometrado e mais 93 de deslocamento final.

Menos “quebradeira” que o dia anterior, a especial possui piso de piçarra e pedras vermelhas e redondas, bastante escorregadias. Trata-se de um trecho rápido, que mescla regiões planas e de serra. A localidade é inédita no Sertões, e a estimativa é de que os ponteiros finalizem a especial em três horas e meia.

O Rally Internacional dos Sertões “estréia” nesta temporada como etapa do Campeonato Mundial para carros e caminhões – algo que já ocorre entre motos e quadriciclos desde 2005. Evento bateu recorde de estrangeiros com 36 competidores vindos de 13 países. A chegada da prova está marcada para o dia 27 de junho, em Natal (RN), após 4.734 quilômetros de disputas.

CARROS ACUMULADO: Confira a relação extra-oficial dos dez primeiros colocados na Geral: (Taça Mundial e Copa Brasil)

1 – Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewits – 4h36min35
2 – Mark Miller/Ralph Pitchford – 4h44min45
3 – Jean Azevedo/Youssef Haddad – 4h54min19
4 – Reinaldo Varela/Marcos Macedo – 5h05min23
5 – Cristian Baumgart Stroczynski/Alberto Andreotti Neto – 5h05min23
6 – Marlon Koerich/Bruno Mega de Andrade – 5h06min07
7 – João Antonio Franciosi/Rafael Capoani – 5h10min29
8 – Roberto Reijers/Rogerio Almeida – 5h12s27
9 – Marco Baumgart Stroczynski/Kleber Cincea – 5h13min19
10 – Marco Antonio Cassol/Lélio Vieira Carneiro Júnior – 5h14min47

caminhões etapa 2

1 – Edu Piano/David Fonseca/Solon Mendes – 3h09min37
2 – Christian von dem Bach/André Luiz casagrande/Luciano Andreotti – 3h23min40
3 – André Azevedo/Maikel Justo/Ronaldo Pinto – 3h26min56
4 – Ricardo rasc/Josué Paniago Pereira/Sérgio Barcellos – 3h27min01
5 – Amable Barras/José Papacena/Raphael Mohamedi Bettoni – 3h49min31
6 – Marcos Pegoraro/Alex Ríspoli/Rogerverson Pimenta – 3h49min57
7 – Guido Salvani Neto/Fernando Chwaigert/Weidner Moreira – 3h53min18
8 – Ulysses Marinzeck Filho/Evandro Luiz Baltz/José de Carvalho – 3h54s44


A dobradinha VW , 1°-2° lugar, graças também à tecnologia TDI.
A equipe oficial Volkswagen continua marcando o ritmo no Rali dos Sertões com as duplas oficiais Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz (RSA/D)e Mark Miller/Ralph Pitchford (USA/RSA).

Neste segundo dia muito seletivo de cross country pelo Brasil, a inovadora tecnologia a diesel do Volkswagen Race Touareg 2 ajudou a aumentar a vantagem sobre os competidores locais. No estágio entre Rio Verde e Aruanã, que cobriu um total de 481 Km, com trechos estreitos com pedras, os piltos da VW foram beneficiados pelo alto torque do motor a diesel de 280-hp do protótipo Touareg.Giniel de Villiers ficou novamente em primeiro na geral e seu colega Mark Miller o segue em segundo.

Na 6a.feira , no terceiro dos dez estágios, o roteiro do rali levará os competidores de Aruanã para Niquelândia na região central do Brasil, deixando os competidores frente a frente com trechos rápidos e rochosos com terra fofa.

Kris Nissen (Volkswagen Motorsport Diretor)
"Pilotos e navegadores tiveram novamente performances de primeira classe. Neste trecho altamente técnico de difíceis trilhas , tanto homens como materiais estã atuando em perfeita harmonia. Neste rali que é um território novo para nós, é crucial continuar pilotar num ritmo controlado mas no ataque. Espero que Giniel de Villiers e Mark Miller administrem isto nos próximos dias do rali porque os dias mais difíceis estão por vir".

#302 – Giniel de Villiers (RSA), 1° etapa /1° geral
"Hoje foi um dia difícil proque o rali cruzou trechos de trial com muitos saltos. Particularmente a dirigibilidade do Touareg nestes trechos nos ajudou muito, graças ao seu alto torque onde pude usar frequentemente a mesma marcha o que economizou muito tempo e trabalho, o que ultimamente tem nos dado certa vantagem. Meu navegador Dirk von Zitzewitz fez um excelente trabalho também, a navegação foi tudo, menos fácil".

#303 – Mark Miller (USA), 2° etapa / 2° geral
"Exigente, tecnicamente difícil de pilotar , a segunda etapa foi realmente o primeiro real teste deste rali. Foi muito divertido andar nestes estágios. Por azar tive o mesmo problema de ontem: rapidamente alcancei o raival da minha frente. No rastro de poeira não há chance de passar. Isto me custou muito tempo, mas após o resultado de hoje,apesar de tudo, foi bom. Terei amanhã somente o meu colega pela frente,onde nosso ritmo é similar".

Confira abaixo a programação do Rally dos Sertões:

20/06 - 3ª etapa - Aruanã (GO) – Niquelândia (GO)
21/06 - 4ª etapa – Niquelândia (GO) – Paranã (TO) – Etapa Maratona
22/06 - 5ª etapa – Paranã (TO) – Palmas (TO)
23/06 - 6ª etapa – Palmas (TO) – Balsas (MA)
24/06 - 7ª etapa – Balsas (MA) – Floriano (PI) – Etapa Maratona
25/06 - 8ª etapa – Floriano (PI) – Crateús (CE)
26/06 - 9ª etapa – Crateús (CE) – Mossoró (RN)
27/06 - 10ª etapa – Mossoró (RN) – Natal (RN)
28/06 - Festa de premiação

Nenhum comentário: