
Até o ano passado, a renovação anual custava 1.690 euros (R$ 4.225 reais), além de outros 447 (cerca de R$ 1.120) por ponto somado. A partir de 2008, houve um salto para 10 mil euros (cerca de R$ 25 mil) pela renovação, além de 2 mil euros (cerca de R$ 5 mil) por ponto marcado.
Isto significa que o campeão Kimi Raikkonen teria de pagar cerca de 230 mil euros pelo título do ano passado (cerca de R$ 575 mil reais).
Um piloto, que não se identificou, disse que todos estão descontentes com a elevação dos custos, e o líder do campeonato, o polonês Robert Kubica, seria um dos que mais está sofrendo com a nova taxação.
- Ele ainda não ganha muito dinheiro, e sua licença está custando até agora cerca de 10% de tudo que ganha - disse o piloto.
A GPDA (Grand Prix Drivers Association) solicitou uma reunião de emergência com o presidente da FIA, Max Mosley, para debater a questão, mas até agora Mosley, que tem evitado se envolver com a F-1 desde que foi mantido no cargo em votação no último dia 3, não deu qualquer resposta.
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