quarta-feira, 18 de junho de 2008

Estrangeiros dominam a primeira etapa do Sertões

A previsão de muitos concretizou-se: o primeiro dia do Sertões contou com o domínio dos competidores estrangeiros

Largando de Goiânia, pilotos e navegadores do rali enfrentaram uma especial predominantemente rápida. Ao final do trecho cronometrado, os moradores de Santa Helena de Goiás puderam assistir a uma Super Prime de 1,5 km.

Cyril Despres, da KTM, que havia largado em quarto lugar, fez o melhor tempo nas motos. O francês completou os 184 km em 1h45min51, a 16 segundos de seu conterrâneo e companheiro de equipe David Casteu. Em terceiro chegou o chileno Francisco López, também piloto oficial da marca austríaca.

Ainda na categoria, Joaquim Gouveia Rodrigues, o Juca Bala, passou por apuros: sua moto, uma Yamaha WR450, pegou fogo após o tanque de combustível estourar e vazar gasolina no escapamento. O piloto nada sofreu.

Nos carros, Giniel de Villiers e Dirk Von Zitzewitz, da equipe Volkswagen, mantiveram a ponta, completando o percurso em 1h50min39. Krzysztof Holowczyc/Jean-Marc Fortin e Mark Miller/Ralph Pitchford fecharam o pódio da etapa.

As duas duplas brasileiras que chegaram atrás de De Villiers no prólogo não tiveram um dia bom. Bibas e Cavassin enfrentaram problemas com a alavanca de câmbio, enquanto Neves e Maestrelli, campeões do ano passado, tiveram o semi-eixo traseiro quebrado. Ambas as duplas devem competir amanhã, mas largarão entre os últimos colocados.

Nos caminhões, a vitória ficou por conta de Edu Piano e Solon Mendes, vencedores na categoria na última edição da prova. Em segundo, André Azevedo e Maykel Justo, seguidos por Marcos Pegoraro/Alex Rispoli.

Amanhã

Os competidores enfrentarão 222 km de especial bastante travada, em meio a uma região montanhosa e repleta de travessias de rios. Segundo a organização, muitos deverão ser penalizados nos radares de ponte, que limitam a velocidade a 30 km/h. A chegada será em Aruanã, cidade bastante conhecida pela caravana.

Confira os tempos dos cinco primeiros colocados de cada categoria:

Motos

Cyril Despres: 1h45min51
David Casteu: 1h46min07
Francisco López: 1h46min50
Zé Hélio: 1h48min48Sthênio
Pessanha: 1h49min17

Carros

Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz: 1h50min39
Krzysztof Holowczyc/Jean-Marc Fortin: 1h54min58
Mark Miller/Ralph Pitchford: 1h55min21
Reinaldo Varela/Marcos Macedo: 1h57min49
Cristian Baumgardt/Alberto Andreotti Neto: 1h58min

Caminhões

Eduardo Domingues/Solon Mendes: 2h04min33
André Azevedo/Maykel Justo: 2h09min56
Marcos Pegoraro/Alex Rispoli: 2h17min17
Ulysses Marinzeck/Evandro Luiz: 2h17min37
Amable Barrasa/José Papacena: 2h18min07

Nenhum comentário: