terça-feira, 24 de junho de 2008

Com Etapa Maratona cancelada, Sertões faz sétima especial

Aproximando-se do fim, o Rally dos Sertões teve uma manhã agitada no sétimo dia de prova. Cinqüenta e oito motos e quatro quadriciclos largaram a partir das 7h25, com Rubem Faria liderando a saída da categoria.

E o francês Cyril Despres foi quem levou a melhor, completando o percurso em 2h43min08. Zé Hélio chegou na seqüência, com 2h44min08, seguido por David Casteau, que finalizou em 2h45min37. Todos os tempos extra-oficiais.

A novidade do dia foi o cancelamento da Etapa Maratona pela CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo –, e CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo –, para as categorias carros, caminhões e motos. De acordo com Ricardo Costa, diretor da CBA, o trecho final de deslocamento da prova era muito grande para se ter controle de que os pilotos não parariam para fazer reparos em seus equipamentos, já que percorreram 271 quilômetros até Floriano (PI).

Não foi confirmado o cancelamento da Etapa Maratona pela FIA – Federação Internacional de Automobilismo –, o que cancelaria a regra para todos os participantes que correm o Sertões como etapa do Mundial.

O dia foi agitado também nos acidentes. Todos sem gravidade nem complicações para os pilotos. Foram cerca de cinco acidentes envolvendo carro, motos e dois quadriciclos, e somente um deles não precisou de resgate do helicóptero médico, porém nenhum piloto sofreu com graves problemas.

Dobradinha Alemã - Na categoria carros, Mark Miller e Ralph Pitchford, da equipe Volkswagen, passaram novamente seus companheiros de equipe, Giniel de Villiers e Dirk Von Zitzewitz, que largaram na frente.

A dupla que chegou primeiro, completou o percurso em 2h30min07, seguidos por Giniel e Dirk, com o tempo de 2h33min37. Os brasileiros João Antônio Franciosi e Rafael Capoani terminaram em 2h37min18, e Jean Azevedo e Youssef Haddad chegaram 35 segundos depois, de acordo com o resultado extra-oficial.

“Hoje o dia foi bom, gostei da especial. Começou travada com trechos de lama. Depois foi rápido e com muita erosão, mas muito prazeroso de dirigir. Estou tentando recuperar minha posição. Quero chegar em todos os dias e ver como ficamos na classificação”, disse o piloto Marlon Koerich, sétimo a chegar na especial com seu navegador Bruno Mega.

Nos caminhões, Edu Piano/ Solon Mendes/ Davi Fonseca abriram a largada, seguidos por André Azevedo/ Maykel Justo/ Ronaldo Pinto; Amable Barrasa/ José Papacena Neto/ Raphael Bettoni.

Organização Explica o Encerramento da Etapa Maratona

Direto de Floriano (PI) - Os pílotos respiraram aliviados na noite de ontem quando souberam do cancelamento inesperado da etapa maratona, marcada para hoje. Na maratona, os pilotos não podem receber auxílio de suas equipes de apoio no fim do dia.
“Como percebemos que tinha um deslocamento grande no fim do dia de hoje, mais um deslocamento de quase 200 quilômetros de deslocamento inicial por asfalto, a FIM achou melhor não fazer a etapa maratona, por achar que os pilotos teriam um desgaste muito grande nos pneus e, com isso, não trazer a segurança necessária na prova, por isso cancelamos para as motos”, comentou Marcos Ermírio de Moraes, presidente da Dunas Race, organizadora do Rally dos Sertões.

Já o cancelamento para os carros, foi por causa dos resultados da etapa de ontem: “percebemos que muitos chegaram com avarias grandes e achamos que vindo a etapa maratona, eles não teriam tempo para restabelecer seus equipamentos, e com isso, optamos por cancelar para dar a oportunidade de todos chegarem em Natal e ao fim do rali”, disse Moraes.

Mas para os carros das categorias FIA, a maratona não foi cancelada. Os dois Volkswagen Touareg e o carro de Jean Azevedo/ Youssef Haddad, por exemplo, já estão no parque fechado, em Floriano (PI).

Nenhum comentário: