sábado, 14 de junho de 2008

Ayrton Senna testa Penske

Essa é uma história também clássica e conhecia por alguns, é Ayrton Senna testando a Penske em 92.
Senna em 92 vinha penando com o desempenho abaixo do esperado de sua McLaren e tambem com a superioridade das Williams, isso foi um estopim para que tudo começasse. Emerson Fittipaldi, atual piloto da Penske, chamou Senna para um jantar em São Paulo, lá conversaram muito sobre sua atual situação, Senna disse que tinha muito a mostrar, era novo e com muita vontade de correr em uma equipe que lhe desse resultados, foi ai que surgiu um convite de Fittipaldi a Senna. Emerson tinha que testar no fim daquele ano e oferececeu a Senna um teste no misto de Firebird e no oval de Phoenix (esta última Roger Penske vetou por falta de experiência de Senna e temendo algo pior).
Senna e Fittipaldi partiram para Firebird e no dia 20 de Dezembro de 92 onde começariam os testes.
Como Emerson era maior que Ayrton, os mecânicos da Penske improvisaram almofadas para melhor acomodação de Senna. Mandando ver na pista, ele elogiou muito o carro e muito emocionado Fittipaldi retribuiu com um agradecimento, - Eu tinha a impressão que o carro ia ser muito duro mas a suspensão mexe mais que a da Formula 1. É muito gostoso guia-lo, o carro avisa a gente o que vai fazer - , depois partiram para o oval Phoenix onde Senna desta vez ficou só com espectador.

Senna e Fittipaldi


Aguardando...
Recebendo instruções de seu companheiro...

Ultimos acertos...

Senna na pista de Firebird

Senna explicando comportamente do carro...


Conta a lenda que esse teste tinha a forte pressão que Senna imprimia sobre Ron Dennis e a McLaren para que o brasileiro ganhasse mais. Só faltou mesmo ele testar no oval que ficou apenas de espectador, Nelson piquet depois mais tarde quebrou as duas pernas num treino das 500 milhas de indianapolis (circuit0 oval)

Fonte: F1Nostalgia reeditado algumas partes pelo speedbrazil

Nenhum comentário: