
- Quando tem uma mudança radical no regulamento, a relação de forças pode ficar diferente. É claro que uma equipe boa pode ser essencial, mas é difícil dizer se teremos mais pilotos na briga pelo campeonato. Mas eu acho que terei um carro competitivo - diz Felipe Massa, vice mundial em 2008.
Nos testes em Barcelona, nesta semana, o novo desenho aerodinâmico dos carros causou furor ao redor do mundo. A BMW Sauber, a Williams e a Honda já usaram os elementos para 2009, sendo que a equipe alemã usou as asas dianteira e traseira ao mesmo tempo. Isso provocou estranhamento até entre os pilotos. Christian Klien, um dos que andaram nas atividades, disse que este era o carro mais feio que ele já tinha visto.
Além das mudanças visuais, o aerofólio dianteiro será móvel e controlado por um motor elétrico. Com isso, os pilotos poderão alterar o ângulo de ataque de acordo com o ponto da pista em que estiverem. O spoiler foi abaixado e alargado, indo até o limite dos pneus. Com a asa traseira mais estreita e mais alta, além das alterações no difusor, que deixará de ter tanta importância aerodinâmica, deve fazer com que as ultrapassagens sejam facilitadas.
Com a mudança nas asas, a intenção da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) quer que a turbulência causada pela aerodinâmica refinada seja minimizada. A intenção é que dois carros possam voltar a percorrer as curvas muito próximos. Os apêndices colocados nas laterais e nos bicos dos carros até 2008 (chifres, miniasas, orelhas de Dumbo e afins) estão proibidos para 2009. A bigorna (ou rabo de tubarão), um alongamento da tampa do motor, não tem impedimentos no novo regulamento.
Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers)

No entanto, nos primeiros testes com o Kers, as equipes ficaram preocupadas. Um mecânico da BMW Sauber foi eletrocutado quando tocou no carro após algumas voltas na pista. Felizmente, nas atividades em Barcelona, nesta semana, os times mostraram que o problema está superado. Vários carros usaram o sistema, sem nenhum susto para os funcionários do time.
- Quando novidades tecnológicas são introduzidas, este tipo de coisa pode acontecer. Estou muito confiante que, no futuro, o equipamento será muito seguro. Pelo que conhecemos dos carros de passeio, é possível que ele seja seguro, e acredito que conseguiremos chegar lá - diz Nick Heidfeld, piloto da BMW.
Pneus slicks

- Acho que vai melhorar as ultrapassagens. Gostei do carro com os pneus slicks, é gostoso, mas ainda não dá para falar do carro do ano que vem. Tenho que trabalhar junto com a equipe - diz Massa.
O sistema de uso de pneus continua o mesmo. As equipes continuam com a necessidade de usar dois tipos diferentes durante as corridas (prime e option - macio e duro), mas o sistema de diferenciação vai mudar. Até este ano, um dos sulcos era pintado de branco. Com o sumiço deles, as laterais dos macios passarão a ter uma faixa rosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário