
Mas em 1982, Smiley tinha metido na cabeça que queria ser o primeiro piloto a passar a barreira das 200 milhas por hora, e o iria tentar, custasse o que custasse. E isso custou-lhe a vida, num dos acidentes mais horriveis asistidos no automobilismo.

Em 1980, volta para os Estados Unidos para correr na CART, mais concretamente na Patrick Racing, onde chega em sexto na prova inicial, em Ontario, na California. Ao seu lado tem Gordon Johncock, um dos monstros sagrados da altura. Em 1981, dá nas vistas em Indianápolis, quando consegue o oitavo lugar na grelha e lidera por 15 voltas, até um acidente na volta 141 põe fim à sua corrida.

Em 1982, corre num March da equipa Intermedics, com o numero 35. Nessa altura, alguns dos nomes do pelotão, como Rick Mears e Kevin Cogan, obtinham novos recordes de pista. Smiley convenceu-se de que iria ser o primeiro piloto a alcançar uma média superior a 200 milhas por hora. A 15 de Maio desse ano, Smiley tentou a sua sorte, pois até então tinha conseguido apenas uma volta a 196 milhas por hora de média.
Na sua segunda volta de qualificação, quando fazia a curva 3, o carro sai de traseira. Tenta corrigir a trajectória, mas vira demais e vai directo ao muro. No momento a seguir, o carro desintegra-se e teve morte imediata. Tinha 36 anos.
Anos depois, na sua biografia "Rapid Response", o Director Médico da Indycar daquela altura, Dr. Steve Olvey, descreveu o acidente e as horriveis consequências, da seguinte forma:
Anos depois, na sua biografia "Rapid Response", o Director Médico da Indycar daquela altura, Dr. Steve Olvey, descreveu o acidente e as horriveis consequências, da seguinte forma:

"Enquanto eu dirigia para o que restava do seu carro, imediatamente após o impacto, observei umas pequenas manchas de uma substância cinzenta que formava uma trilha até o piloto. Fiquei chocado ao ver que o capacete de Smiley tinha voado, junto com a parte superior do seu crânio, cortado pela cerca de segurança. Espalhado pela pista tinha mais pedaços do seu cérebro. O seu capacete, devido a enorme força centrífuga, foi literalmente sugado pelo impacto na cabeça do piloto…"
"Quando voltavamos para o Centro Médico com o corpo, fiz uma análise rápida e percebi de imediato que praticamente todos os ossos do seu corpo tinham sido estilhaçados. Ele tinha uma ferida tão grande do lado do impacto que parecia que tinha sido atacado por um grande tubarão. Eu nunca tinha visto tal trauma”.
A morte de Gordon Smiley tinha sido a última nas 500 Milhas durante precisamente 10 anos. A 15 de Maio de 1992, outro piloto morreria durante as qualificações para as 500 Milhas de Indianápolis. Era o "rookie" filipino Jovy Marcelo, que tinha sido o campeão da Formula Atlantic no ano anterior.
http://gpinsider.wordpress.com/2008/05/15/quinta-feira-6/#more-888
http://en.wikipedia.org/wiki/Gordon_Smiley
http://www.myf5000.com/drivers_gordon_smiley.html
Fontes:
http://gpinsider.wordpress.com/2008/05/15/quinta-feira-6/#more-888
http://en.wikipedia.org/wiki/Gordon_Smiley
http://www.myf5000.com/drivers_gordon_smiley.html
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