domingo, 25 de maio de 2008

Formula 1 - Gp de Monaco


O piloto inglês vence o Gp de Monaco e assume a liderança, Kubica terminou em segundo e Felipe Massa em terceiro.




Nico Rosberg foi o protagonista do acidente mais violento do GP de Mônaco, na 62ª volta, Nico Rosberg foi hospitalizado.

Após passar pelo centro médico da F-1, o alemão da Williams foi encaminhado ao Centro Hospitalar Princesa Grace, onde será submetido a exames mais detalhados.

O piloto bateu forte contra o muro na primeira perna da Piscina, mas conseguiu sair caminhando do carro.




Emocionado, inglês afirma que lembrou das seis vitórias do ídolo no principado.
Lewis Hamilton classificou como "um marco em sua vida" a vitória no GP de Mônaco neste domingo, que o conduziu à liderança do Mundial de Pilotos desta temporada.

O britânico destacou o fato de ter triunfado no mesmo circuito onde seu ídolo confesso, Ayrton Senna, também o fez em seis oportunidades, a última em 1993.

"Pensava nas últimas voltas que Ayrton havia vencido aqui e conseguir isto também é incrível. Este é o ponto alto de minha carreira e estou certo de que será um marco pelo resto de minha vida", comemorou Hamilton.

Para vencer em Mônaco pela primeira vez em sua carreira, o britânico contou com uma boa dose de sorte.

Terceiro colocado do grid de largada, o inglês assumiu a vice-liderança da prova já nas primeiras voltas. Contudo, a pista molhada proporcionou-lhe um choque contra um muro de proteção durante a sexta volta e o obrigou a voltar para os boxes e trocar um de seus pneus traseiros danificado com a colisão.

De volta à pista na quarta posição, o inglês pôde recuperar-se graças à entrada do safety car após a batida de David Coulthard e Sébastien Bourdais.

Na seqüência, Hamilton viu a rival Ferrari se equivocar ao optar por uma estratégia de apenas uma parada para o líder Felipe Massa, apostando que a chuva voltasse a cair na segunda metade da prova.

A previsão, contudo, não se confirmou e o brasileiro foi obrigado fazer mais um pit stop, o que favoreceu Hamilton, que assumiu a liderança e manteve-a até o final para conquistar sua primeira vitória no principado.

"Quando o tempo está assim, é importante manter o carro na pista. Felizmente, mudamos de estratégia e esta trabalhou a meu favor", comemorou o inglês.

"Tinha um segundo de vantagem sobre os demais durante a maioria da corrida. Estava confortável com esse ritmo. Tinha 40 segundos de vantagem quando o safety car entrou na pista no final", finalizou.

Com a vitória em Mônaco, Hamilton assumiu a liderança do campeonato com 38 pontos, três a mais do que o vice-líder Kimi Raikkonen.




Vettel comemora primeiros pontos em 2008 com a Toro Rosso.
O alemão Sebastian Vettel fez uma corrida de recuperação em Mônaco, neste domingo. O piloto da equipe Toro Rosso largou da última fila e foi superando os rivais pouco a pouco até chegar à zona de pontuação.

Vettel terminou na quinta colocação e anotou seus primeiros quatro pontos na temporada 2008. O companheiro do germânico, o francês Sebastien Bourdais, bateu no muro logo no princípio da prova e continua com três pontos no mundial.

"A prova foi extremamente complicada, especialmente no início com o traçado molhado, o que gerou muita aquaplanagem. Mas ficamos muito fortes, no momento em que a pista começou a secar e isso fez a diferença", considerou Vettel.

"É ótimo marcar meus primeiros pontos na temporada em Mônaco e com o novo carro é ainda melhor. Agradeço bastante ao time, que trabalhou muito duro para compreender o modelo STR3 e melhorá-lo durante todo o final de semana", encerrou o alemão.



Sutil lamenta fim do que seria sua melhor corrida.
Adrian Sutil não se conformou com o fato de ter abandonado o GP de Mônaco no fim quando fazia sua melhor corrida, de acordo com o próprio piloto.

O alemão foi acertado por trás por Kimi Raikkonen na chicane após o túnel. Decepcionado, lamentou o ocorrido, pois ficou perto de marcar os primeiros pontos da Force India.

O finlandês não saiu da prova e terminou em nono, conseguindo obter ainda a mais veloz volta.

"Foi realmente uma vergonha. Estávamos realmente muito próximos. Daí Kimi bateu na minha traseira e destruiu minha corrida inteira. Era a melhor de minha carreira toda e é realmente uma vergonha _não posso dizer mais que isso. Estou realmente decepcionado", disse à ITV.

Sutil largou em 18° lugar e foi ganhando posições enquanto outros batiam e até mesmo abandonavam. Estava em quarto quando tudo isso ocorreu, após a saída do satefy car, que fora chamado por causa do acidente de Nico Rosberg, da Williams.

"Sabia que na corrida teríamos uma chance. Sabia, levando em conta meu desempenho no ano passado, que seria realmente forte aqui e, depois da primeira volta, tinha conhecimento de que gostava daquelas condições e estava aproximando-me dos outros", disse.

"Cheguei facilmente até eles, apenas tentando não sair do traçado ou coisa assim. Quando tive a chance, realmente acelerei. Fiz voltas mais rápidas na corrida e foi ótimo. Estava indo muito bem."

Sutil e a Force India planejam reclamar do piloto da Ferrari aos comissários de prova e cobrarão uma atitude, como uma punição.

Nenhum comentário: