domingo, 17 de julho de 2011

A História da Brabham Parte 1


A Brabham Racing Organization foi uma equipe fundada em 1961, pelo então bi-campeão mundial de Fórmula 1 Jack Brabham em sociedade com Ron Tauranac.

Recentemente tinha sido colocada uma limitação na Fórmula 1 de 1500 cilindradas para os motores o que não foi bom para Brabham e ele não venceu nenhuma corrida com este carro.

A primeira vitória da equipe veio em 1964, com o norte-americano Dan Gurney. Em 1966, a regra mudou para 3000 cc e Brabham venceu o campeonato novamente, sagrando-se o único campeão pilotando um carro construído por ele mesmo.


Em 1967 o título veio com Denny Hulme. Em 1970, Jack Brabham se aposenta. Após deixar completamente as corridas, vendeu sua equipe para a Tauranac e voltou para a Austrália. Em 1972, Bernie Ecclestone adquiriu a equipe e trouxe um novo engenheiro para o time, Gordon Murray. Em 1981 e 1983 o brasileiro Nelson Piquet venceu seus dois primeiros títulos mundiais correndo pela Brabham. Em 1992, a Brabham corre inicialmente com a italiana Giovanna Amati e com o belga Eric van de Poele. O campeão mundial de 1996, Damon Hill, iniciou a carreira na Brabham no Grande Prêmio da Inglaterra, em Silverstone, substituindo Giovanna. O piloto inglês conseguiria participar por mais uma corrida, o Grande Prêmio da Hungria em Hungaroring o que acabou sendo a última participação no Mundial e o conseqüente fechamento.


Brabham (Brabham) foi uma equipe de Fórmula 1. A empresa foi fundada com o nome do MRD (Motor Racing Development) em 1962 pelo antigo campeão do mundo de 1959 e 1960, Jack Brabham e Ron Tauranac técnico, o seu nome as iniciais BT seguido de um número seqüencial para identificar os carros Brabham.

Depois de usar a cooperação técnica, para o qual funcionou de 1957-1961, ganhando 2 títulos na F1, o australiano Jack Brabham decidiu tornar-se um construtor, enquanto continua as atividades de piloto. Em 62, fundou, com sede em Surrey, o MRD (Motor Racing Developments), uma sigla que antevém após seu nome, para construir carros, que se destinam também a clientes para as categorias menores, e formaram a equipe Brabham para tratar da gestão desportiva dos carros de F1 produzidos pela empresa em primeiro lugar.

Como um engenheiro para a concepção dos quadros fez uso do seu compatriota Ron Tauranac, no entanto, como outras equipes inglêsas, não construiu o carro todo, mas aproveitou a presença na Inglaterra, de empresas especializadas na produção de corrida mecânica que fornecem diferentes peças para a equipe e aprovou o 8-cilindros do motor Coventry Clímax e as mudanças da Hewland.

Alguns carrosforam preparados em 1962, mas o primeiro Fórmula 1 foi preparado apenas para o Grande Prémio da Alemanha.

Brabham F1 estreou em Nurburgring em 5 de agosto de 1962, mas na corrida não teve sorte: Jack Brabham tinha de fato saido na volta 9, com uma caixa de câmbio quebrada. Os pontos vieram na época própria, no entanto, graças a dois quarto lugar nas duas últimas corridas.

2 carros correram em 1963, que obteve uma vitória no circuito de Solitute, a corrida não era válida para o campeonato.

As escolhas técnicas eram simples e econômicas, os principais concorrentes na Fórmula 1 tentava a redução da secção dianteira, levando o corpo do carro uma mola-amortecedor e quadro monocoque permitindo maior rigidez torcional, a Brabham usou o velho tipo de treliça e suspensão com a suspensão no exterior.

Mas o acerto entre a técnica e a Tauranac Brabham permitiram refinar um tipo de carro Consolidado: empiricamente sensoriamento pontos onde a intervir, devido à grande sensibilidade na orientação do piloto-construtor, aumentando assim a rigidez do chassis e a suspensão tinha um efeito e antielevação Antidive que assegurava uma notável facilidade de condução. Os resultados aplicados aos veículos produzidos para a Fórmula 2 e Fórmula 3 garantiam o sucesso comercial: a partir de '65 para '67 foram vendidos mais de 100 carros de F3 BT15 e BT21.

Na Fórmula 1, a vitória veio pela primeira vez em 1964, graças ao Gurney o Grande Prémio da França e do México, com os primeiros resultados aumentaram o poder de negociação que poderiam ser obtidos a partir do Coventry Brabham-Climax motor com 4 válvulas por cilindro e da Fórmula 2 motores Honda, exclusivamente, com o qual o neozelandês Denny Hulme Brabham teve muito sucesso.

Brabham em 1965 assinou um contrato exclusivo com a Goodyear para fornecer pneus para seus carros de todas as categorias. Progressos contínuos no esporte da F1 na temporada 1965, graças mais uma vez, Gurney, que ganhou uma série de seis resultados úteis consecutivos. No final do ano, mas o piloto norte-americano deixou a equipe.

Em 1966, a mudança na regulamentação que levou para os motores de maior cilindrada de 1500 cc até 3000 cc, ele encontrou muitas equipes despreparadas. Ferrari, que já tinha preparado um carro com um motor de 3000 cc e 2400 cc, a Brabham tinha encontrado um bom motor, produzido pela australiana Repco: a partir de um único bloco de alumínio provenientes da produção Oldsmobile Series, o engenheiros Phil Irving, que nos anos 30 tinha projetado motores de motocicleta Vicente Motociclos e Frank Hallam lançou um SOHC V8 capaz de 300 cv, para as dimensões do BT 19 que era particularmente compacto, apesar das mudanças devido aos novos motor e pneus Goodyear o carro provou ser o melhor.

Após as duas primeiras corridas os pilotos da Ferrari Surtees e Bandini estavam liderando a classificação geral. Mas uma disputa com a equipe do piloto britânico, que foi obrigado a correr com os "três mil", enquanto ele preferiu a "dois mil e quatro", que terminou com a passagem de Surtees Cooper-Maserati e várias greves pelos empregados que não permitem a participação no Grande Prémio da Grã-Bretanha, saiu da equipe para a Brabham, outra limitação da Ferrari foram os pneus Dunlop, trocados no Grande Prémio da Itália para Firestone, que apagou uma lacuna em termos de eficiência, em comparação com a Goodyear. Desde a terceira corrida Jack Brabham começou a ter uma série de sucessos com vitórias. Em 1966 Brabham venceu seu primeiro campeonato de construtores e título de pilotossendo o primeiro piloto e fabricante a ter sucesso.


Em 1967, a potência do motor é aumentada para 340 cv, ainda menos do que a concorrência, mas a eficiência global dos carros (BT20 e BT24) e regularidade nos resultados da Brabham e Hulme iriam repetir o sucesso no campeonato de construtores.

Em 1968, o motor Repco chega a 370 cv com um novo DOHC cabeça enquanto o carro é o BT26, que tenta endurecer a estrutura tubular, acrescentando painéis de alumínio, mas mostra a fragilidade do carro e do motor e a temporada termina sem sucesso. No ano seguinte, é descartado o Repco e a mudança para a utilização dos oito cilindros Ford Cosworth DFV como quase todas as equipes inglêsas.

Jacky Ickx em 1969 tentou trazer a Brabham de volta as vitórias, com o BT31, ele vence o Grande Prémio da Alemanha e do Canadá, este último na frente do líder da equipe Brabham. 

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