domingo, 17 de julho de 2011

Após acidentes, CBA cria normas de atendimento médico nos autódromos


Após o acidente fatal de Gustavo Sondermann, em abril, e o grave incêndio no carro de Tuka Rocha, há duas semanas, ambas em provas da Stock Car, a Comissão Médica da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) criou uma série de normas para o atendimento médico nos autódromos brasileiros. O documento, idealizado por Dino Altmann, presidente da comissão e membro da Comissão Médica da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) desde 1990, será encaminhado para aprovação no dia 15 de julho e posterior implementação.
O objetivo do trabalho, elaborado em quatro meses, é criar um padrão de eficiência no atendimento, para que pilotos e equipes tenham mais tranquilidade em suas corridas. Uma das determinações do protocolo é a manutenção obrigatória de equipes médicas de plantão permanente e treinadas para cada categoria em todos os autódromos onde ocorrem provas organizadas pela CBA. Além disso, equipamentos para atendimentos emergenciais serão mandatórios.
A Comissão Médica da CBA, integrada pelos médicos Marcelo Ribeiro, Dorival de Carlucci, Fernando Novo, Pedro Rozolen Júnior e Cláudio Birolini, começará o treinamento dos diretores médicos de cada circuito em setembro através de seminários. Segundo Dino Altmann, a elaboração do protocolo considerou as demandas específicas dos autódromos, assim como a realidade financeira do esporte. A implementação total tem prazo previsto de 22 meses.
- Nossa proposta é criar um protocolo de funcionamento adequado à nossa realidade, o que significa ter equipes permanentes em cada circuito e realizar investimentos necessários para oferecer equipamentos de qualidade e treinamento adequado para prestar um serviço de excelência médica, à altura da importância das competições - disse Altmann.

Nenhum comentário: